BTT

Galomar em Castelo Branco com os olhos no título

A equipa de BTT da Associação Desportiva Galomar/E-Bike Madeira viaja, este fim-de-semana, até ao distrito de Castelo Branco, onde, na quinta e última etapa do calendário, irá tentar conquistar o título por equipas na Taça de Portugal de Enduro. Os madeirenses encontram-se na segunda posição da classificação geral após quatro provas disputadas e apresentar-se-ão em Proença-a-Nova com os olhos postos no lugar mais alto do pódio.

João Valentim Rodrigues, ou apenas Valentim, como é conhecido e tratado entre os seus pares no BTT, sagrou-se recentemente campeão nacional de Enduro no escalão de sub-19 masculinos e é mais um dos grandes valores do BTT que a Madeira vem produzindo. Numa época que, até ao momento, tem sido memorável, o jovem madeirense já havia garantido em Murça, no passado mês de outubro, o primeiro lugar na classificação geral na Taça de Portugal no escalão de sub-19, fruto de três vitórias e um segundo lugar nas quatro etapas já disputadas. O domínio de Valentim ao longo da época foi, praticamente, total e o jovem nem precisaria de estar presente em Castelo Branco pois matematicamente o primeiro lugar já está assegurado, mas o mesmo faz questão de estar lá para ajudar a equipa a conquistar o ambicionado título coletivo.

“Todos os atletas sentem-se incluídos e motivados para poderem alcançar um resultado
positivo para a equipa. Desde o início do ano, desde os diretores aos atletas e todo o staff que colabora connosco, tem sido tudo feito para chegarmos ao final da temporada e podermos gozar de uma grande conquista e trazer a Taça de Portugal para o clube”

João Valentim

Na sua última época no escalão de sub-19, o jovem madeirense olha para o futuro com otimismo, mas também com ponderação. “Quero continuar a fazer aquilo que tenho feito e descobrir se há algo para fazer de novo. Se eu conseguir fazer isto fico satisfeito. Vou ter que ser mais profissional em termos de horários de treino e trabalhar mais para manter estes resultados. Sei que é difícil, mas estou preparado para esta transição”, afirmou o ciclista da AD Galomar.

A Região reúne condições únicas para a prática de BTT e na opinião de Valentim é um exemplo a seguir: “Na ilha a modalidade é exemplar. A organização na Madeira é excelente. No continente as provas são boas e os locais são agradáveis, mas principalmente aqui, na Madeira, com a experiência que temos com provas internacionais e com provas regionais com a participação de atletas nacionais, a ilha foi sempre um exemplo de uma localidade excelente para se fazerem corridas”. Um facto que contribui obviamente para o elevado nível dos praticantes na Região. “É também por essa qualidade que temos nas provas feitas aqui que os madeirenses são fortes a nível nacional”, assegurou Valentim. A AD Galomar/E-Bike Madeira tentará destronar, nesta derradeira etapa da Taça de Portugal, a formação da Casa do Povo da Abrunheira do primeiro lugar da classificação.

Texto: Rui Catanho | AD Galomar