Triatlo

Mafalda Viveiros conquista segundo lugar da geral

A Avenida do Mar foi o palco da primeira prova do Calendário Regional Individual da época 2025 de Triatlo, com a realização, no passado dia 02 de fevereiro, do Duatlo Cidade do Funchal. Um evento que contou com uma forte presença de atletas da Associação Desportiva Galomar, que garantiram resultados de destaque em especial o segundo lugar da geral feminina conquistado por Mafalda Viveiros, que venceu igualmente o escalão etário 35-39. Em termos coletivos a equipa jovem masculina terminou na 4.ª posição e a equipa feminina no 2.º lugar da geral.

O triatlo da Associação Desportiva Galomar entrou em ação no passado domingo, onde esteve em grande destaque no Duatlo Cidade do Funchal 2025, primeira prova do Calendário Regional Individual da modalidade, organizado pela Associação Regional de Triatlo da Madeira e que era composta pelo Duatlo Sprint, Duatlo Super-Sprint e Provas Jovens.

Após um interregno de alguns anos, a baixa funchalense voltou a acolher esta vertente do triatlo, que engloba apenas secções de corrida e ciclismo. A Avenida do Mar é um espaço idílico para a realização de provas de triatlo, com um enquadramento incrível e com um percurso plano. Os 5km de corrida (2 voltas de 2,5 km) e os 19,7 km de ciclismo (6 voltas de 3,2 km) que componham o percurso foram adornados pelo público que acompanhava com curiosidade a prestação dos atletas na estrada.

Mafalda Viveiros foi a atleta em maior destaque com as cores do Galomar. À vitória no escalão etário 35-39, a triatleta juntou o segundo lugar da geral no quadro feminino, cedendo apenas para a vencedora da prova Mariana Vargem (Ludens Machico). Um resultado muito positivo para Mafalda Viveiros e que contribuiu sobremaneira para o 2.º lugar da classificação geral de clubes nos femininos conquistado pela Associação Desportiva Galomar. Para este excelente resultado coletivo foram igualmente preponderantes as prestações de Isabel Silva e Nélia Freitas. Isabel Silva foi 7.ª na classificação geral feminina (2.ª no escalão etário 20-24), enquanto Nélia Freitas foi a 11.ª mais rápida entre as triatletas femininas (2.ª no escalão 50-55).

Outros resultados de destaque de triatletas da Associação Desportiva Galomar nesta competição:

Juvenis
Nayan Duarte – 3.º classificado


Grupos de idade
Ivan Correia – 28.º classificação geral (4.º classificado 35-39)
Miguel Freitas – 32.º classificação geral (10.º classificado 50-54)


Equipas
2.º Lugar equipa feminina
4.º Lugar equipa jovem masculina

Texto: Rui Catanho

Fotos: Alcídio Silva Ferro | Associação Triatlo da Madeira