A Associação Desportiva Galomar (ADG,) que irá novamente disputar a Liga Betclic masculina de Basquetebol em 2024/25, já tem o plantel fechado. Após um início de pré-época a “conta-gotas”, com os reforços a chegarem aos poucos, o treinador João Freitas já pôde, durante a última semana, trabalhar com a totalidade dos jogadores que irão compor o plantel dos caniçenses para a nova temporada. O objetivo é claro:
“Fazer melhor que a temporada passada.”
Já está fechado o plantel da AD Galomar para a temporada 2024/2025 na Liga Betclic masculina de basquetebol. Os responsáveis técnicos do clube aplicaram uma verdadeira revolução na equipa, tendo “sobrevivido” apenas três jogadores do anterior elenco: os portuguese Pedro Oliveira e João Gallina e o norte-americano Malcolm Drumwright. São nove as caras novas sob as ordens do treinador João Freitas, que não quererá, com certeza, passar pela mesma aflição da temporada passada, onde a manutenção foi apenas assegurada na última jornada e através de uma combinação de resultados. Este ano o desejo é que tudo seja diferente. “Ser melhor que o ano passado já está bom (risos). Obviamente que não vamos trabalhar a pensar nisso, mas sim, sempre, a apontar para cima”, começou por referir João Freitas.



Sobre o novo plantel, o conceituado treinador madeirense não tem dúvidas de que a qualidade está lá. “A equipa foi escolhida dentro daquilo que o clube tem, logicamente, para oferecer. São jogadores, todos, com uma ambição muito grande e querem todos contribuir. Assim podemos treinar e jogar de uma forma diferente”, assegurou João Freitas.
Trata-se de um conjunto mais equilibrado e que oferece, no papel, mais opções. “São jogadores que quando forem substituídos não se vai notar muita diferença na equipa. Até porque aqui não existem jogadores titulares e jogadores suplentes. Essa é a filosofia que temos passado”, sublinhou o treinador insular.



Apesar de estar confiante, João Freitas recusa-se a entrar em euforias. “Não quero ser muito ambicioso e falar em lugares e classificações porque não conheço os outros. Também não os conheço a jogar. Eles são indivíduos e agora têm que ser postos a jogarem juntos. Conhecemos o potencial como jogadores, mas agora é preciso colocá-los a jogar juntos e depois então ter uma ideia mais consentânea daquilo que a gente vale e do que são os outros”, destacou o “coach” insular.
Independentemente de tudo, João Freitas foi peremptório: “Fazer melhor que o ano passado é obrigatório. Se não fizermos melhor que o ano passado estamos aqui com este trabalho todo para nada”.



A AD Galomar entra em ação nos próximos dias 28 e 29 de setembro, no Torneio Azeméis Cup, que será disputado no Pavilhão Dr. Salvador Machado, casa da Oliveirense. Competição que contará, também com as presenças do Imortal, do Portimonense e da equipa anfitriã, a Oliveirense.



Plantel e Clubes anteriores:
- Pedro Oliveira
- João Gallina
- Malcolm Drumwright
- João Carreiras
- Tiago Almeida
- Luís Faial
- Nicolas Timberlake
- Mor Laye Diop
- Maleeck Harden-Hayes
- Michael Durr
- Teotónio Dó
- Macachi Braz
- AD Galomar – Portugal
- AD Galomar – Portugal
- AD Galomar – Portugal
- ABC Santo André – Portugal
- Vitória Sport Club – Portugal
- Vitória Sport Club – Portugal
- Kansas Jayhawks – EUA
- SL Benfica – Portugal
- UNCW – EUA
- Mandurah Magic – Austrália
- Petro de Luanda – Angola
- CD Primeiro de Agosto – Angola
Equipa Técnica e Cargo:
- João Freitas
- José Correira
- João Lourenço
- Treinador
- Treinador Adjunto
- Preparador Físico